4 dicas de como Armazenar as Tampas para Aerossol de 57 milímetros
- MARPLA

- 14 de jun. de 2024
- 5 min de leitura

Nesse conteúdo, vou te mostrar 4 dicas de como armazenar as tampas para aerossol de 57 milímetros.
Se você enfrenta alguma dificuldade na hora de guardar as peças ou gostaria de dicas para otimizar a forma de armazenamento, você está no lugar certo. Após a leitura desse post, você conseguirá ter em mãos algumas direções sobre o que fazer para guardar as tampas do melhor jeito.
Aqui, você verá as dicas práticas e testadas para otimização do armazenamento.
Veja só o que falaremos aqui:
1. Verifique a cor da Tampa para Aerossol de 57 milímetros
Tampas coloridas e tampas transparentes possuem cuidados diferentes ao serem armazenadas em razão da sua cor (ou a falta dela).
As tampas coloridas são, em sua maioria, mais suscetíveis ao desbotamento quando são expostas ao sol e outras condições climáticas.
Por isso, o ideal é que as tampas sejam guardadas longe do sol, dentro de caixas ou em compartimentos que permitam não serem expostas.
Dentre todas as cores, as que mais desbotam (ou pelo menos que são perceptíveis a olho nu) são as fluorescentes. Elas possuem uma cor mais forte que as outras e mesmo quando são mais translúcidas acabam desbotando com facilidade.
É comum que algumas empresas não tenham espaço suficiente para armazenar todos os insumos que utilizam na fabricação ou montagem dos seus produtos. Talvez esse seja o caso da sua empresa!
Nessas situações, muitas peças passam a ser guardadas em ambientes abertos. É sim possível armazenar as tampas ao ar livre, mas com uma proteção para que não sejam expostas ao sol.
Uma sugestão é manter as tampas para aerossol de 57 milímetros nas próprias caixas de papelão e envolvê-las em filme stretch para evitar a deterioração em razão das condições climáticas, como chuvas e ventos.
2. Não deixe as Tampas expostas
Continuando no mesmo viés do tópico anterior, aqui o conselho de não deixar as tampas expostas é ainda mais claro!
Além do problema do desbotamento das cores, a exposição das tampas ao ar livre desencadeia outros problemas, como sujeira e ressecamento do plástico.
As peças que são expostas às intempéries do tempo podem ficar sujas e isso levará a um trabalho desnecessário de limpeza de cada tampa.
O ressecamento do plástico é outro problema comum das tampas que ficam expostas ao sol. A peça acaba se quebrando quando entra em linha de produção, gerando a perda do insumo.
A perda das peças por esses motivos são prejudiciais, pois é uma perda além do que já está previsto e que, ainda, poderia ter sido evitada com uma solução de armazenamento
O prejuízo, aliás, não é apenas financeiro, mas também de tempo e de eficiência da produção, uma vez que pode haver falta de tampas que apenas é percebida na hora que o produto entra em linha de produção. Aí já sabe: ocorre atraso de todo o processo!
3. Calcule quando irá usar a peça
Uma outra dica é calcular quando a peça será utilizada. Mas por que isso é relevante como dica de como armazenar as tampas para aerossol de 57 milímetros?
Porque determina a organização do estoque e, por consequência, onde as peças serão armazenadas!
Sabemos que se tratando de indústria, existem diversos insumos que precisam de um local para serem armazenados e nessa mesma situação estão os produtos finalizados e que serão entregues para os clientes.
Como tratamos acima, por conta dessa situação, há vezes em que algumas peças são colocadas em ambiente externo.
No entanto, tendo em vista os problemas que podem gerar em decorrência disso, pode-se pensar em armazenar o mínimo de tampas possível para que o tempo de exposição ao ar livre também seja mínimo.
E é claro que para isso é necessário manter o controle completo da produção.
Um excelente sistema que permite fazer o controle com maestria é o Kanban. Inclusive, esse método foi criado dentro do contexto de produção just in time.
Através do Kanban, você pode estabelecer um estoque mínimo e máximo de acordo com o uso médio mensal do insumo em questão. A partir disso, é possível controlar a quantidade de peças que ficarão armazenadas, por quanto tempo e qual é a estrutura necessária para comportar todo o volume de tampas.
4. Para cada forma de tapagem, uma maneira de armazenar
Outro detalhe importante que deve ser observado ao armazenar as tampas para aerossol de 57 milímetros é como será realizada a tapagem de cada produto.
Quando esse procedimento é feito de forma manual, ou seja, quando há uma pessoa tampando cada lata uma a uma, o armazenamento não precisa ser tão rigoroso, diferente de quando o processo de tampagem é feito por máquinas.
Eu te explico melhor o porquê disso:
As máquinas que realizam a tampagem automática precisam receber as tampas em seu estado “natural”, que é o formato redondo, do jeito que saem das injetoras.
Caso as peças se deformem, a máquina pode não conseguir colocar na lata e, em muitos casos, acaba quebrando a tampa, resultando em perda de material.
Para manter esse formato redondo, o armazenamento é crucial. Caixas de papelão resistentes mostram-se como o melhor custo-benefício para essa função.
No entanto, se o processo de tampagem ocorre de forma manual, o armazenamento pode ser feito em outros lugares.
O que ocorre é que depois que o plástico esfria, ele se deforma menos, porém, ainda pode ter alterações em seu formato a depender do lugar onde ele for colocado. Além disso, o fato das tampas serem finas contribui para que sejam mais suscetíveis de ter o formato mudado.
Mas preciso te tranquilizar e dizer que a mudança no formato, em geral, é pequena. Elas ficam um pouco mais ovalizadas, mas quando colocadas na lata já voltam a ficarem redondas. Importante destacar também que essa ovalização não dificulta o procedimento de tampagem manual, porque, como já dito, a alteração no formato é mínima.
Certo, sabendo disso, onde podemos armazenar as tampas que passam por tampagem manual?
Elas podem ser colocadas em sacos plásticos ou em grandes barris, sem que precise existir um material resistente separando-as.
Conclusão
O armazenamento é uma etapa que faz parte do sucesso da produção, pois quando feito da maneira correta permite que as tampas para aerossol de 57 milímetros sejam utilizadas em sua totalidade, não havendo perdas e não atrasando a produção.
Após a leitura desse conteúdo, você consegue ter ideias de como armazenar as suas tampas e evitar prejuízos desnecessários.
Por fim, te convido a dar uma olhada em nossos outros conteúdos sobre as tampas para aerossol de 57 milímetros!

Leticia Savi
Consultora de marketing comercial





Comentários