O que o consumidor deseja dos desengripantes em aerossol?
- MARPLA

- 11 de out. de 2024
- 4 min de leitura

A pergunta que precisa sempre ser feita: o que o consumidor deseja dos desengripantes em aerossol?
Após algumas pesquisas sobre as intenções e reclamações dos consumidores em plataformas online, descobrimos algumas questões que são levantadas e reunimos aqui quais são os defeitos citados e possíveis soluções para eles.
A intenção desse conteúdo é te mostrar o que o consumidor espera dos desengripantes em aerossol para que você possa, se assim preferir, adequar em sua empresa.
Veja só o que vamos abordar nesse post:
1. Produto que funcione
Para o consumidor, existem alguns fatores que o auxiliam no processo de escolha e um deles, sem dúvida, é a qualidade do produto em si. Em termos práticos: os consumidores querem que o desengripante funcione de verdade.
Esse é o ponto crucial para vender bem um desengripante.
Já se deparou com a frustração de comprar um desengripante para desenferrujar algum objeto e depois que aplicou o produto a ferrugem não saiu por nada?
Esse é um dos principais tipos de problemas. Para relatar essa questão, os consumidores dizem que o desengripante é “fraco”.
Outra questão também bastante relatada é a questão do cheiro. Alguns desengripantes possuem um cheiro forte e isso incomoda os consumidores, que, em geral, preferem aqueles produtos com cheiros mais suaves.
Portanto, o primeiro ponto que as pessoas buscam em um desengripante é o produto em si: se ele funciona de verdade!
2. Embalagens adequadas
Outro ponto que conta para a escolha de um desengripante é ter uma embalagem adequada. Muito se relata sobre o fato do gotejamento do produto após a aplicação.
Isso acontece tanto na válvula quanto no canudo extensor. Após a aplicação do desengripante, o óleo acaba escorrendo pela lata e fica sujo naquele local.
Além disso, outro ponto de crítica é a dificuldade de aplicar o produto em lugares mais “complexos”, como pequenas peças de dentro de um motor.
Para resolver essas questões, algumas empresas até desenvolveram algumas soluções, porém, essas críticas ainda continuam existindo com frequência.
A aposta para solucionar esses problemas é desenvolver embalagens ou acessórios que possam ser utilizados com maior aproveitamento para o consumidor.
O que o perfil do consumidor que usa desengripante quer é: praticidade!
E esse é um dos papéis das embalagens: facilitar o uso do produto (além de, é claro, proteger o que há ali dentro).
Vamos falar de forma mais específica sobre esse ponto das embalagens nos tópicos a seguir?
3. O canudo extensor dos desengripantes em aerossol
A questão apontada pelos consumidores sobre o canudo extensor dos desengripantes em aerossol! São vários os relatos sobre os desafios que se enfrentam com os canudos extensores.
Um desses relatos é sobre o fato dele, embora tenha um bom comprimento, ele ainda não alcança alguns lugares específicos que são, de fato, difíceis de alcançar.
É claro que esses lugares mais difíceis de alcançar são exceções, porém, eles existem. Pensar na usabilidade do produto para quem faz esses tipos de aplicações é importante.
Outro relato importante a ser considerado é o fato de que após a aplicação do produto, o óleo escorre pela lata deixando-a toda suja. Isso causa um desconforto no próximo uso.
É possível encontrar algumas soluções para esses problemas. Aqui, vou citar algumas sugestões, mas que, é claro, precisam ser testadas e analisadas:
Para alcançar lugares específicos, o canudo extensor pode ser flexível, feito de um material como o silicone, por exemplo.
Para evitar o gotejamento, pode-se confeccionar acessórios ou acrescentar recursos nas tampas plásticas ou na lata para que o líquido não entre em contato com o corpo da lata.
4. As tampas plásticas: orientações para fábricas e clientes
Nesse tópico, vou orientar em relação às tampas plásticas para que você, enquanto empresa, possa repassar aos seus consumidores a fim de que eles tenham o melhor aproveitamento do produto.
Nada pior do que comprar um produto, nesse caso um desengripante e, na hora de abrir, ele se desmonta. A experiência ruim já se inicia no primeiro momento de uso, sem nem antes ver a qualidade do produto em si (que é o que mais importa).
E o primeiro contato do consumidor com o produto é através da tampa. Imagina se ao retirar a tampa a válvula do spray cai?!
Essa é uma situação bem comum e uma das principais reclamações dos consumidores.
Além de ter atenção no momento da montagem da válvula, é preciso pensar na tampa, para que ela não seja tão difícil de abrir a ponto de precisar fazer muita força e acabar retirando a válvula do lugar.
Uma tampa difícil de tirar pode ter duas causas:
A primeira é porque o próprio tamanho da tampa está muito justo para o tamanho da lata. Isso faz com que o encaixe não esteja adequado.
Nesse caso é preciso realizar modificações do molde, que é a ferramenta responsável por formar o desenho da tampa.
A segunda causa é o armazenamento inadequado. Quando as tampas sofrem alterações, principalmente em seu formato, o encaixe na lata será comprometido.
Tampas ovalizadas tendem a fazer com que a tampa fique mais difícil de se encaixar e, portanto, pode resultar nesse tipo de problema.
Para conservar as tampas em seu formato original o ideal é armazená-las fora da exposição do sol e do calor e em lugares em que não sejam pressionadas para além do que suportam.
Conclusão
As reclamações podem servir para trazer as melhorias que os consumidores precisam e, assim, melhorar cada vez mais o produto como um todo.
Aqui você viu quais são as principais queixas dos consumidores, e permitindo averiguar mais a fundo essas questões até encontrar a melhor solução para o teu produto!
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