Tampa para aerossol de 57 milímetros: vale a pena investir na fabricação de diversas cores?
- MARPLA

- 7 de jun. de 2024
- 6 min de leitura
Atualizado: 13 de jun. de 2024

Nesse conteúdo, vou te mostrar o caminho para você conseguir refletir se, em se tratando de tampa para aerossol de 57 milímetros, vale a pena ou não investir na fabricação de diversas cores.
Você busca economia para sua empresa, mas também quer receber um produto de qualidade, não é mesmo? Aqui eu te mostro uma possível solução para esse desafio.
O objetivo é te trazer as considerações de quem entende do assunto para te auxiliar a decidir qual é a melhor opções para tua empresa.
Aqui, um sumário navegável desse conteúdo:
1. Produtos que usam Tampa para Aerossol de 57 milímetros
No mercado, existem diversos produtos que são aerossóis e isso por diversas razões, como praticidade e economia de produto.
Aqui, eu posso listar alguns dos principais produtos que usam tampa para aerossol de 57 milímetros:
Desengripantes;
Tintas em spray;
Produtos de higiene em spray;
E produtos de beleza em spray.
Cada um desses produtos foram listados e comentados em um post próprio aqui no Blog, onde também falamos sobre as tampas correspondentes a cada produto. Confira aqui!
Claro, alguns desses produtos possuem tampas de tamanhos diferentes, afinal, muitos deles possuem quantidades variadas para atender diversos públicos. Assim, não há uma restrição ao tamanho de 57 milímetros. No entanto, esses são os produtos que costumamos ver nessa medida.
Você tem um produto que usa outra medida? Compartilhe conosco através dos comentários aqui no blog, pelo nosso e-mail (comercial@martinsplasticos.com.br) ou pelo nosso WhatsApp (link aqui).
2. Principais cores de Tampas
Nesse mercado de produtos em aerossol, as principais cores que encontramos e que são pedidas são:
Preto;
Branco;
Vermelho;
Azul escuro;
E transparente.
Essa estimativa é feita com base nos produtos que usam essas cores de tampas.
Essas e outras cores são usadas para tintas em spray, mas para além desse produto, há outros que costumam usar essas cores de tampas.
Em geral, essas cores são usadas em produtos que apresentam funcionalidade.
O branco, o preto e o vermelho são bastante utilizados para produtos automotivos, desengripantes e óleos de forma geral para diversos usos, como por exemplo o desmoldante de bolos.
O azul escuro costumamos ver em produtos de beleza e higiene, como por exemplo, os sprays fixadores para cabelo.
A tampa transparente, por sua vez, tem sido a tampa coringa, que é utilizada em diversos produtos, desde desengripantes até tintas em spray.
Essas são as principais cores, porém, existem diversas outras que fazem parte do dia a dia de quem produz e de quem compra as tampas. Para você ter uma ideia, por aqui, já produzimos quase 100 cores diferentes de tampas.
Mas, afinal, qual é o melhor custo-benefício: usar diversas cores ou usar apenas uma ou poucas?
Um dos principais fatores para fazer essa análise é verificar o volume mensal de cada produto e, por consequência, de cada cor de tampa.
De modo geral, quanto maior o pedido de uma só cor, menor será o custo de produção e mais fácil torna-se a negociação do preço final da peça. Te explico o porquê disso nos próximos tópicos!
Pense só: se um produto vende 40.000 unidades mensais e outro vende 350.000 unidades mensais, talvez usar a mesma cor de tampa seja possível!
Claro que o estudo para verificar as cores das tampas leva em consideração outros fatores, mas esse é um dos que podem ser avaliados.
3. Valor das Tampas Coloridas x Transparentes
O custo de produção de cada tampa envolve diversos processos dentro da fabricação. Não se trata apenas do material que vai ser utilizado, mas de todos os passos necessários para se chegar ao resultado final.
Mas é claro que a matéria prima utilizada é importante. Aliás, é ela quem traz o maior impacto do preço de cada tampa.
A partir desse conhecimento, podemos conversar sobre o valor de cada uma para auxiliar na análise de custo-benefício para cada produto aerossol em linha.
As tampas coloridas possuem, além da matéria prima principal (que é transparente), o pigmento. Esse produto não possui um preço único, tendo cada cor, um valor.
Sendo assim, a matemática aqui ficou fácil: a tampa transparente, que não usa pigmento, acaba sendo mais barata que a tampa colorida, pois tem um adicional de matéria prima.
Essa é a regra geral!
Mas tem exceções sim: é possível que a tampa transparente não seja a mais barata e não porque vai usar algum adicional, como o pigmento, mas porque a única matéria prima utilizada é mais cara.
Existem tampas para aerossol de 57 milímetros transparentes que precisam ter características específicas, como por exemplo: ser o mais translúcido possível, ter maior maleabilidade, ter maior resistência, dentre outros.
Algumas dessas características requerem que a matéria prima tenha mais tecnologia e, por isso, acaba sendo mais cara.
Assim como em todos os mercados, existem matérias primas de baixa, média e alta qualidade, e isso afeta o preço final.
Outra exceção são as tampas coloridas recicladas. Nem todas as matérias primas recicladas são mais baratas e, em alguns casos, o resultado final da peça não compensa o custo. Mas, sim, existem tampas coloridas que podem se tornar mais baratas quando feitas com material reciclado.
Se o que você busca é preço mais baixo, pode ser que o material reciclado seja uma opção para você. Porém, preciso alertar: o resultado pode não ser o que você está buscando.
Recomendo que converse com o fornecedor de tampas para identificar qual é a melhor forma de usar o material para alcançar o resultado que você deseja!
4. Maior volume de Tampas, mais Vantagens?
Em uma negociação no meio industrial, muitas questões tornam-se pontos de conversa para ajustes de desejos do comprador frente às possibilidades do vendedor e do próprio produto.
Um desses pontos é o volume de unidades utilizadas por um determinado período, seja ele contado por semanas ou mês. Isso porque, de modo geral, quanto maior o volume pedido de um único tipo de tampa, mais produtivo torna-se o processo de fabricação e menos custoso será a peça.
A consequência disso? Economia para a empresa compradora e aumento de quantidade de venda para a empresa vendedora.
Agora vou te explicar porque a fabricação fica mais produtiva:
Dentro do processo de injeção plástica, existe um momento em que se realiza a troca de ferramentas para passar a produzir outro tipo de peça. Depois, é realizada a configuração da máquina para que essa nova peça seja produzida da forma como se espera. Esse é o famoso setup.
Talvez você esteja pensando que as tampas não precisam de tanto tempo de setup, mas a verdade é que é necessário seguir alguns cuidados, sim!
Quando ocorre apenas a troca de cor, por exemplo, são utilizados alguns materiais de limpeza e, dependendo do pigmento a ser utilizado, as configurações do processo de fabricação precisam ser alteradas, como por exemplo aumentar o tempo de resfriamento ou a quantidade de pressão.
Esse processo demanda tempo e quando feito muitas vezes atrapalha na produtividade. E isso repercute no preço final.
Quando existe uma quantidade maior de produção de uma única peça, a produção torna-se mais eficiente, impactando, inclusive na entrega do pedido, que, por vezes, pode ser antecipado.
Portanto, a fabricação de diversas cores de tampas para aerossol de 57 milímetros pode ser repensada quando o volume de cada cor é baixo, pois ao reduzir as cores e aumentar o volume de unidades de cada cor restante, você pode conseguir negociar melhor e levar mais economia (e lucro!) para sua empresa!
Conclusão
A decisão sobre ter diversas ou poucas cores de tampas precisa decorrer de uma análise que conta com diversos fatores e um deles é o preço de aquisição por unidade, o que poderá contribuir com a redução de custo da empresa compradora.
Aqui, você entendeu o que pode impactar no custo de produção das peças e recebeu os pontos chaves para pensar qual é a melhor solução para a tua empresa.
Por fim, uma última dica: perceba a economia como, de fato, um aumento de lucro para a empresa que pode gerar mais resultado no todo do que o aumento das próprias vendas.
Nos acompanhe por aqui para ter acesso a vários outros conteúdos sobre o assunto!

Leticia Savi
Consultora de marketing comercial





Comentários